Corpora desenvolvimentais são coleções de textos, mono ou multimodais, produzidos por falantes/escritores em processo de aquisição e/ou desenvolvimento de sua primeira língua, em oposição a corpora de aprendizes. Nessa definição, enquadra-se o DOESTE, um conjunto de corpora desenvolvimentais de textos narrativos e argumentativos escritos por crianças e adolescentes em contexto regular de salas de aula do Brasil e de Portugal. O corpus de textos brasileiros conta com produções do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e 3° do Ensino Médio do sistema educacional, coletados em escolas públicas de cidades do Meio Oeste Potiguar. O corpus de textos portugueses conta com produções do 5° e 7° anos do Ensino Básico e 10° ano do Ensino Secundário do sistema educacional, coletados em escolas públicas da cidade de Lisboa. Todos os textos foram produzidos pelos participantes sempre a partir das mesmas tarefas de escrita. Para a edição e criação do corpus além de sua disponibilização online, utiliza-se a plataforma TEITOK, uma plataforma baseada na web que permite a aplicação de distintos níveis de marcação textual e anotação linguística. A partir de recursos da plataforma TEITOK, o DOESTE traz detalhado fornecimento de metadados, fundamentados no sistema de marcação TEI P5. Através destes metadados, a plataforma TEITOK é capaz de fazer pesquisas de palavras dentro do conjunto de textos presentes nela, fornecendo também, a possibilidade de inserir um contexto a essas palavras, podendo-se aprofundar o estudo do uso da linguagem através do corpus. Na sua fase atual, o DOESTE conta com aproximadamente 90.000 palavras, tokenizadas, lematizadas e anotadas com informação morfológica. A seção brasileira traz ainda o recurso de visualização dos manuscritos, com formas originais e normalizadas. O DOESTE pauta-se por um robusto sistema de consulta, que permite a visualização, individual ou combinada, de formas originais, de formas normalizadas, de classes de palavras e de lemas, o que se pode combinar com a consulta por metadados. Para a coleta de textos que constituem o DOESTE, solicitou-se autorização, no Brasil, do Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 2.716.871), e, em Portugal, à Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (inquérito 0260700001), tendo sido, em ambos os contextos, aprovada sem óbices éticos de qualquer natureza. A existência de corpora desenvolvimentais, como os que se apresentam no DOESTE, contribui para o fortalecimento da área de investigação do desenvolvimento linguístico em idade escolar, que tem implicações diretas no ensino de línguas, já que se considera que o desenvolvimento não é apenas uma trajetória de acúmulo de novas expressões linguísticas, mas sim um movimento de reorganização da língua adquirida, em que formas ja? conhecidas ganham novas funções de uso e, concomitantemente, funções ja? compreendidas passam a realizar-se com novas formas..
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas